Passado e presente
O complexo tem pelo menos 78 anos, conhece-se um registo de 1937. Um conjunto de dois edifícios com arquitetura tradicional beirã, composto por uma casa para habitação e um palheiro.
Na casa o primeiro andar servia para habitação própria permanente, sendo o rés-do-chão para o gado. O palheiro servia para armazenamento de mantimento, palha, feno entre outros. Tendo em conta a data de construção trata-se de uma casa de lavoura.
Futuro
O complexo que se pretendia levar a efeito e que está agora executado, passaria por uma intervenção com todo o respeito pelo espaço onde se insere, integrado no seu todo, isto é, inserido no contexto arquitetónico tradicional da região relativamente aos materiais a serem utilizados. Quanto à forma, propriamente dita, pretendeu-se que fosse uns reflexos dos aspetos atrás referidos mas que permitisse em simultâneo transparecer um carácter contemporâneo de conforto e imagem.
Descrição do espaço
Trata-se de um conjunto articulado por um núcleo central constituído por 1 quarto com 2 camas equipados com instalações sanitárias privativas e varanda panorâmica. Servidos por uma zona comum, nomeadamente uma sala, cozinha e páteo exterior.
Características do Alojamento
1 quartos com wc, e varanda panorâmica.
1 sala – estar/refeições com páteo exterior.
1 cozinha com páteo exterior.
Serviço de limpeza
Como apoio lúdico ao conjunto habitacional está assegurado por piscinas naturais, por rotas para BTT e passeios terrestres.